top of page

Pragas.com, empresa residente da ESALQTec, tem projeto aprovado na FASE I do PIPE


A Pragas.com residente da ESALQtec Incubadora Tecnológica teve seu projeto aprovado na Fase 1 do PIPE* (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

No projeto denominado "Produção de insetos e desenvolvimento de dispositivo para infestação artificial de experimentos a campo com ovos de lepidópteros", a Pragas.com visa acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de métodos eficientes de controle de pragas na agricultura por meio do controle biológico. Para isso, a empresa trabalha na produção laboratorial dos predadores naturais, principalmente das pragas Helicoverpa armigera, (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae) e Spodoptera frugiperda (Smith) (Lepidoptera: Noctuidae).

Segundo constatado pela Pragas.com em suas pesquisas, o método atual de infestação artificial dos predadores no campo, além de trabalhoso, tem seu custo elevado e os resultados têm sido abaixo do esperado.

O projeto, conforme a proposta enviada à FAPESP, "dedica-se ao desenvolvimento de um dispositivo para infestação artificial de ovos de H. armigera, S. frugiperda e S. eridania (Cramer) (Lepidoptera: Noctuidae) em experimentos de campo assim como no estabelecimento das técnicas de criação massal destas espécies para que possam ser comercializadas juntamente com o respectivo dispositivo.

O dispositivo a ser desenvolvido deve possuir características que proporcionem simplicidade, facilidade e agilidade na deposição de ovos ou das massas de ovos para infestação das parcelas experimentais nas culturas de soja, milho e algodão. Ao mesmo tempo, deve garantir proteção aos ovos contra o ataque de predadores e adversidades climáticas.

*As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade dos autores e não necessariamente refletem a visão da FAPESP.

_______________________________________ Texto: Thiago Peres

Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page