top of page

Prêmio Empreendetec destaca agentes de inovação tecnológica. Confira os vencedores das edições anter


Há sete anos a ESALQTec em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e a Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" (FEALQ) homenageiam os destaques do ramo de inovação tecnológica nas categorias Empresa e Profissional.

Vencedora da edição do ano passado, a Fermentec é uma empresa que fornece soluções tecnológicas às usinas de cana de açúcar e etanol, segundo Henrique Berbert Amorin, diretor operacional da empresa, o reconhecimento é fruto da importância que a Fermentec dá à inovação tecnológica. "Inovação é tudo dentro da Fermentec. Se pegarmos o histórico temos uma inovação aplicada nas usinas a cada dois anos, seja em processo de açúcar e etanol, metodologias ou amostradores. Para que isso fosse possível a Fermentec investe 20% do seu faturamento em pesquisas para inovação na área química, microbiologia, genética, engenharia, processos de produção de açúcar e etanol e treinamento", diz.

Vencedor da primeira edição na categoria profissional, José Roberto Postali Parra é professor titular do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ/USP. Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e membro da Academy of Science for the Developing World (TWAS) desde 2002. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002 e pertence à Classe da Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010, foi diretor da ESALQ/USP entre 2003 e 2006. Parra é engenheiro agrônomo e mestre em Entomologia é referência mundial em biologia de insetos e controle biológico de pragas e orientou mais de trinta dissertações e teses sobre o tema.

Segundo o relatório da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em conjunto com a agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) "Perspectivas Agrícolas OCDE FAO 2015-2024", o Brasil teve um aumento de 4% na produção agrícola nos últimos 15 anos. De acordo com o documento foram "os investimentos em longo prazo nas pesquisas agrícolas, que permitiram ao Brasil desenvolver tecnologias de ponta para a agricultura tropical, estão entre os fatores que estimularam o crescimento da produtividade".

De acordo com o gerente executivo da ESALQTec, Sergio Marcus Barbosa, o prêmio visa justamente reconhecer estes agentes de inovação, principalmente na região de Piracicaba. "O prêmio é um reconhecimento a estes personagens que contribuem para a evolução tecnológica procurando sempre o aperfeiçoamento na busca da sustentabilidade e produtividade, todo reconhecimento é importante", comenta Barbosa.

Todos os vencedores

Nas últimas seis edições, o Prêmio Empreendetec reconheceu a contribuição de diversos profissionais e empresas, além disto, deu destaque às empresas associadas da ESALQTec e celebrou a graduação de empresas residentes, como a Agrosafety, primeira empresa a se graduar na Incubadora.

Os premiados nas edições anteriores foram:

2009 - Professor José Roberto Postali Parra (Categoria Profissional) e CIETEC (Categoria Empresa)

2010 - Luciano Almeida, ex-Secretario de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Categoria profissional) e Elring Klinger do Brasil (categoria empresa) e a CTC (Categoria Instituto)

2011 - Os premiados foram o diretor presidente da Fermentec, Henrique Viana de Amorim (Categoria Profissional) e o grupo Bioagri (Categoria Empresa).

2012 - Os homenageados foram o professor Carlos Clemente Cerri (Categoria Profissional ) e a Bug Agentes Biológicos (Categoria Empresa).

2013 - Os premiados foram o diretor do Ciesp (Álvaro Augusto Teixeira Vargas) e a Mausa S.A (Categoria Empresa).

2014 - Os homenageados foram Hans Eckert (Categoria Profissional) e a Fermentec (Categoria Empresa).

_______________________________________ Texto: Thiago Peres

Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page