top of page

Nova parceira da ESALQTec: Raros Fazedores de Chocolate


O Brasil é o maior produtor de chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo. A iguaria produzida do Cacau, planta originária das regiões tropicais da América Central, é antiga: há relatos de civilizações Maias e Astecas que utilizavam a fruta torrada numa mistura com mel e outra iguarias, servidas durante cerimônias religiosas. Nos últimos séculos, o chocolate passou por transformações até ficar da maneira como é consumida hoje. No entanto, a produção de chocolates está ameaçada.

Crise do Cacau

Países emergentes como Brasil, Índia e China consomem cada vez mais chocolate, principalmente chocolates finos, aonde a concentração de cacau chega a 70%. A produção de cacau, por sua vez, não tem conseguido acompanhar este crescimento. A seca e as pragas maltratam as plantações. O Sul da Bahia tem a maior plantação de cacaueiros do país, estima-se que hoje, a colheita é menor do que a metade colhida há 20 anos. O cacau acabar pode ser um problema, a menos que haja outra solução. E existe!

Raros Fazedores de Chocolate

A Raros Fazedores de Chocolate, nova empresa associada da ESALQTec Incubadora Tecnológica, está entrando no mercado com a produção de chocolates gourmet de alta qualidade que utiliza novos ingredientes naturais brasileiros, é o que diz o engenheiro agrônomo e mestre em fitotecnia Cesar Frizo, responsável pela Raros. " A empresa busca desenvolver novos tipos de chocolates, a partir de outras espécies de plantas do gênero Theobroma, e não apenas do Cacau. A proposta é se inserir na crescente tendência de valorização dos alimentos não convencionais da nossa flora, que já está em curso no mundo da alta gastronomia".

Segundo Frizo, a ideia surgiu a partir do "cupulate", o chocolate feito com cupuaçu (originário também da planta de espécie Theobroma), já desenvolvido e comercializado por outras empresas. A Raros ainda realiza testes com outras espécies. "Nós estamos tentando realizar os primeiros testes com Theobroma speciosum e Theobroma sylvestre, pois foram as espécies que os ribeirinhos com quem estamos trabalhando disseram ser mais fácil de encontrar. Contudo, ainda estamos tentando viabilizar essa colheita extrativista.", diz Frizo.

A Raros Fazedores de Chocolate é a primeira empresa associada à ESALQTec do setor de alimentos. A aproximação com laboratórios de pesquisas e desenvolvimento de produtos alimentícios é um dos fatores que irá contribuir na parceria, revela Frizo. "Nós esperamos aumentar e formalizar o contato com pesquisadores de plantas alimentícias não convencionais no desenvolvimento de novos alimentos a partir da flora sub-explorada do Brasil, sobretudo no que diz respeito aos chocolates".

A associação da Raros será formalizada à partir de 1º de setembro.

Thiago Peres - Setor de Apoio à Comunicação

Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page