top of page

Por meio de programa de estágios, universitários também tem oportunidades na ESALQTec

Desde que iniciou suas atividades há 10 anos, oito estagiários já passaram pela ESALQTec Incubadora Tecnológica. Atuando nas áreas administrativas, Comunicação e Gestão de Inovação, os jovens desenvolvem trabalhos em conjunto com o gerente executivo da Incubadora Sergio Marcus Barbosa, empresas residentes e associadas.

Seja na criação de conteúdo jornalístico e divulgação ou auxiliando nos projetos das startups, os alunos tem a oportunidade de colocar em prática o que aprendem na sala aula da universidade e, ainda, agregar novos conhecimentos e a experiência do dia-a-dia do mercado de trabalho, é o que diz o estagiário Marcos Victor Santos Mendes, 23, graduando em Engenharia Agronômica na ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo) que está encerrando suas atividades na Incubadora. " Os ensinamentos de como se portar em reuniões, elaboração de textos, entre outras coisas, auxiliaram muito a minha carreira acadêmica, tornando-me mais preparado para o mercado de trabalho".

Mendes ingressou na ESALQTec por meio da Bolsa Aprender com Cultura e Extensão, oferecido pela ESALQ, no projeto coordenado pelo professor Eduardo Spers que tem como tema "Identificação do posicionamento da Incubadora ESALQTec perante à comunidade Esalqueana" cuja ideia era analisar o perfil empreendedor dos professores da ESALQ. Durantes seis meses o aluno atuou na prospecção de informações das empresas por meio de um questionário e conversas com os empresários que tornaram possível a elaboração de um portfólio que foi enviado a empresas como Raizen e ao Parque Tecnológico de Piracicaba. De acordo com Mendes, a ideia desse portfólio "é poder colocar as empresas em contato entre si, e explorar as sinergias entre elas".

No próximo semestre, Mendes irá trabalhar na estação experimental Campo Verde, do professor Geraldo Dario e, segundo ele, continuará aplicando as ferramentas e o conhecimento que obteve na ESALQTec. "Em um futuro não muito distante pretendo ter meu próprio negócio e sei que as experiências que vivenciei e ouvi aqui (na ESALQTec) tornarão muito mais fácil essa jornada", ressalta.

O gerente Sérgio Marcus Barbosa avalia o comprometimento e o papel desempenhado pelo aluno e deseja sorte no futuro. "O Marcos desempenhou as atividades satisfatoriamente, com comprometimento e iniciativa, qualidades essenciais para um estagiário da ESALQTec. Esperamos que a experiência adquirida com o projeto da bolsa seja relevante para o seu sucesso na vida acadêmica e profissional."

À partir de agosto, João Vitor Fabri, aluno do terceiro ano de Engenharia Florestal assume as atividades no Setor de Gestão Estratégia da Inovação na ESALQTec.

Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page