top of page

Oxitec, associada da ESALQTec é destaque na imprensa

A Oxitec do Brasil Tecnologia de Insetos Ltda., empresa associada da ESALQTec Incubadora Tecnológica teve destaque nos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e EPTV Campinas . As reportagens apresentaram os primeiros resultados obtidos pela empresa no projeto de controle do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya, iniciado no mês de abril em parceria com a Prefeitura de Piracicaba.

Naquele mês, foram liberados 2,34 milhões de mosquitos transgênicos denominados "Aedes aegipty do Bem" no bairro Cecap. Os mosquitos geneticamente modificados soltos copulam com fêmeas selvagens, as larvas geradas são identificadas por um marcador fluorescentes provenientes do "pai", a expectativa é que o inseto morra antes de alcançar a fase adulta, quando transmite a doença. O balanço divulgado pelas reportagens é que mais de 60% dos novos ovos já são transgênicos.

Segundo Guilherme Trivellato, gerente do projeto da Oxitec e ex-aluno da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz/Universidade de São Paulo), os números estão de acordo com o esperado pelo projeto e que resultados mais expressivos só poderão ser percebidos à partir do próximo período chuvoso.

O gerente executivo da ESALQTec, Sergio Marcus Barbosa, comenta a importância da biotecnologia no controle de pregas, principalmente pelos baixos riscos à saúde e ao meio ambiente. "(O projeto) demonstra mais uma vez como as inovações tecnológicas relacionadas com a biotecnologia podem contribuir significativamente com a qualidade de vida das pessoas, devido ao menor nível de impacto no meio ambiente, visto que é uma alternativa ao uso dos inseticidas químicos normalmente utilizados".

Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page