top of page

EsalqTec e associdadas são destaques no Jornal de Piracicaba

A Incubadora ganhou um espaço na edição da última quinta-feira (02), no Jornal de Piracicaba. O gerente executivo Sérgio Barbosa e as empresas residentes KPI Farm e Maxit Consultoria e Treinamento foram entrevistadas.

Confira a matéria na íntegra

EsaqlTec recebe cerca de R$6mi de investimentos

Seja em fase de avaliação de produto ou seja uma empresa já consolidada e com serviço inserido no mercado. A EsalqTec, incubadora tecnológica ligada à Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz), abriga atualmente 30 empresas ligadas ao agronegócio e inovação tecnológica. Desde 2006, quando a EsalqTec teve início, as empresas ali instaladas já receberam cerca de 6 milhões em investimentos, sendo metade de fundos de subvenção e metade da iniciativa privada.

A EsalqTec abriga oito empresas residentes, que estão em fase de incubação, e 22 associadas que são empresas já constituídas mas que buscam mercado. "Acredito que atingimos um nível de excelência na quantidade de empresas que temos aqui", afirmou o gerente-executivo da EsalqTec, Sérgio Barbosa. "É importante salientar o apoio que tivemos ao longo dos anos da Esalq e da Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz)."

As empresas atuam especificamente nas áreas de biotecnologia, sistemas de produção, tecnologia da informação, sistemas de produção, análises laboratoriais e máquinas e equipamentos. Há ainda espaço para as empresas pré-residentes. "Estas empresas têm apenas uma ideia e estão em fase de desenvolvimento de seu modelo de negócios. Elas têm até 12 meses para realizar a análise de viabilidade de seu projeto", afirmou Barbosa. "As empresas residentes e pré-residentes têm aproximação com a Esalq/USP e recebem apoio como orientação no desenvolvimento de negócios da empresa, parceria com entidades e outras universidades, e também apoio na busca de recursos, sejam eles públicos ou de investidores. Nesta fase, os investimentos realizados não são altos, estas startups vão se valorizando ao longo do tempo".

INOVAÇÃO - As empresas interessadas em se instalar na EsalqTec devem se habilitar por editais e apresentar um plano de negócios preliminar com viabilidade técnica e comercial desde que o projeto seja na área de agronegócios e a empresa tenha um mínimo de capital e estrutura para se arriscar em um novo negócio. "A inovação tecnológica é uma área complexa que exige ainda mais conhecimento."

Há um ano e meio como empresa residente na incubadora, a KPI Farm desenvolve um software para que o produtor rural possa ter uma análise detalhada da safra, avaliando todos os custos operacionais e de consumo que tem. "Estamos na fase de teste do produto e de busca por mais investidores para depois colocarmos o produto no mercado", afirmou o co-fundador da empresa, Luiz Faria.

A Maxit Consultoria e Treinamento também desenvolve um software, mas, neste caso, para melhorar a produtividade agrícola através de um plano de ação. "Somos uma empresa residente e, no momento, estamos produzindo o software. Temos uma parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e as empresas parceiras, que são duas usinas, nos dão o feedback do que está funcionando em campo e, então, incluímos no programa. Estamos validando nossa tecnologia", disse Ederson Garcia.

Texto: Gabriela Garcia - Jornal de Piracicaba, 02/04/2015 Pág. A9

Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga "PELO MUNDO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
bottom of page